Conhecida mundialmente como a capital da cachaça artesanal, a região de Salinas, está localizada entre montanhas e canaviais, ao norte de Minas Gerais. As cachaças produzidas por pequenos produtores nesta área, contemplam fatores especiais e específicos que valorizam não só a bebida, mas como o ambiente.

Salinas recebeu no ano de 2012, o registro de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência, que concedeu oficialmente a autenticação da cachaça artesanal da Região de Salinas. Em consequência as cachaças que têm o selo “Região de Salinas - IP” são produzidas na área demarcada, seguindo normas e regras próprias, pré-estabelecidas no Regulamento de Uso, para assim proteger a identidade deste patrimônio regional.

 

A história da Cachaça Erva Doce iniciou em 1979 quando João Pena comprou uma fazenda em Salinas e sem pretensão produziu 400 litros de cachaça até então sem rótulo para enviar aos seus amigos de Montes Claros experimentarem.

 

O tempo passou e os amigos que normalmente recebiam de 2 a 3 cachaças distintas, passaram a pedir mais da cachaça sem rótulo ao invés de outras bebidas enviadas. Os vizinhos que também se tornaram consumidores da cachaça notaram que a madeira da região de Salinas, introduzida na fabricação da cachaça, produzia um sabor diferente, proporcionava benefícios ao organismo e deixava uma cor esverdeada.

 

Interessado em sempre fornecer uma cachaça especial João, enviou a madeira utilizada no envelhecimento para análise em Viçosa e foi descoberto que no caso, a madeira é cientificamente conhecida como Senna Macranthera.

A partir deste momento, João teve a ideia de abrir uma empresa e começar a produzir a cachaça Erva Doce. Em 1996 a empresa foi formalizada com a ajuda de um amigo empresário do ramo de bebidas em Salinas. Rapidamente a produção de cachaça aumentou de 2500 litros para 4550 litros, chegando em 25 mil litros.

Para atender melhor, em 1998 João Pena comprou uma nova e maior fazenda, aumentou o canavial e expandiu também sua fábrica, passando a produzir em média mil litros por dia e 100 mil litros por safra.

O lançamento oficial da Cachaça Erva Doce aconteceu no ano de 1999 no Festival Mundial da Cachaça na cidade de Salinas. Neste período João notou que muitas mulheres faziam caretas ao beber sua cachaça, e pensou em produzir uma nova bebida, desenvolvida especialmente para um novo público alvo, mulheres e jovens.

Surge então a Cachaça Erva Doce, seu nome, foi dado para remeter ao chá de erva doce, popularmente conhecido por seus fatores medicinais, além de conceder uma conotação mais leve e suave.

No ano de 2009 uma Pesquisa da Universidade de Federal da cidade Juiz de Fora, comprovou que a Madeira Senna Macranthera possui benefícios para o corpo, como por exemplo, reumatismo, ação anti-inflamatória, laxativa, bactericida e antioxidante. Comprovando novamente, o diferencial da Cachaça Erva Doce, não somente uma bebida, mas sim, uma aliada para o sistema digestivo.

Cachaça Erva Doce, uma cachaça única, de sabor incomparável, elegante e diferenciada do mercado, fabricada artesanalmente desde 1992 por João Pena. 

 

Uma cachaça original, especial e elegante que expressa a

qualidade premium e o sabor incomparável.

ENDEREÇO

Praça JK, 51, Alvorada - Salinas | MG | 39560-000

CONTATO

WhatsApp: +55 38 99805-0010 | Telefone: +55 38 3841-1414

E-mail: vendas@cachacaervadoce.com.br

©2020 por Cachaça Erva Doce. CNPJ 21.446.162/0001-28. Todos os diretos Reservados.